top of page

Uso Terapêutico

  • Anestésico, intravenoso;
  • Agente Antineoplásico.
    
    Foi reportado em 1968 que o uretano podia ser usado em medicina humana como um agente antineoplásico, tendo sido usado anteriormente como hipnótico, adjuvante na terapia com sulfonamidas e como bactericida tópico.
     Elevadas doses de uretano produz supressão da medula óssea, pelo que foi utilizado durante algum tempo no tratamento de leucemia crónica e mieloma múltiplo.
    É utilizado em medicina veterinária como hipnótico e anestésico, mas é hepatotóxico e depressor hematopoiético, pelo que é usado essencialmente em ensaios pré-clínicos [1], [2].

 

[1] Kim, S., et al., PubChem Substance and Compound databases. Nucleic Acids Res, 2016. 44(D1): p. D1202-13.

[2] Database, N.C.f.B.I.P.C. CID=5641. 2016-04-02 [cited 2016 March]; Available from: https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/5641.

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano letivo 2015/2016 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião (remiao@ff.up.pt) do Laboratório de Toxicologia da FFUP.

Veja outros trabalhos
bottom of page